Você possui um carro, moto ou outro tipo de veículo? Então com certeza já ouviu falar em IPVA, saiba mais sobre esse imposto!
O IPVA, que significa Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores, é pago por proprietários de carros, motos e outros veículos, uma vez ao ano. O valor pago ao governo estadual vai de 1 a 6% do valor do veículo na Tabela Fipe.
Mas, dependendo do estado brasileiro em que o veículo está registrado e suas condições, é possível conseguir descontos no pagamento. No Paraná, por exemplo, no IPVA de 2023 com pagamento à vista, é abatido 3% do valor. E, caso seu automóvel tenha de 10 a 20 anos de fabricação, não é necessário quitar o imposto.
Mas afinal para que serve esse imposto? O IPVA leva recursos ao governo estadual e ao município em que o veículo está registrado, que são utilizados para diversas finalidades: desde serviços de saúde e educação a segurança pública e infraestrutura.
Como faço para pagar? Cada estado oferece as suas opções. No Paraná, o sistema de pagamento será de forma online: as guias são emitidas pelo portal da Fazenda. Ou seja, os contribuintes não recebem nenhum tipo de correspondência ou boleto em casa.
A Secretaria da Fazenda já divulgou o calendário de vencimento do IPVA 2023! Neste ano, temos uma novidade: será possível pagar o imposto com cartão de crédito, ou seja, você poderá parcelá-lo em até 12 vezes. As empresas de cartão de crédito credenciadas junto ao Governo terão autonomia para definir as condições comerciais das transações, número de parcelas e juros aplicáveis.
A alíquota será de 3,5% ou 1% do valor do veículo e a cobrança se inicia neste mês:
FINAL DE PLACA – prazo de pagamento
1 e 2 – 19/01/2023
3 e 4 – 20/01/2023
5 e 6 – 23/01/2023
7 e 8 – 24/01/2023
9 e 0 – 25/01/2023
Não se esqueça de pagar o IPVA deste ano! É importante sempre realizar o pagamento para evitar problemas com o governo estadual. Caso você não pague, é cobrado juros de mora e multa de 0,33% para cada dia de atraso. Caso o imposto não seja quitado, o débito será inscrito em Dívida Ativa, e a multa será de 40% do IPVA.
Além disso, é importante destacar que o não pagamento do IPVA, Licenciamento e seguro obrigatório (DPVAT) o carro pode ser apreendido e multado, o que pode deixar os impostos em atraso, ainda mais caro!
E aí, já pagou o imposto do seu veículo?