Você sabia que dentro de um universo de opções existem diferentes especificações e perfis que combinam perfeitamente com o seu veículo e melhoram seu desempenho?
A escolha certa do pneu para o seu tipo de veículo poderá trazer um melhor controle do carro, segurança e maior durabilidade de peças.
Antes de comprar o pneu ideal para o seu carro, você deve se atentar às suas medidas. Essas informações são encontradas facilmente no manual do próprio veículo, e no pneu, ele se encontra na lateral da borracha e é formado por uma sequência de letras e números.
Outra dica importante antes de finalizar a compra de um pneu, é checar a etiqueta do Inmetro adesivada na peça. Essa etiqueta indica fatores importantíssimos para o seu desempenho no veículo. As classificações são facilmente indicadas neste selo, visto que são classificadas de A (sendo a melhor classificação) até G (sendo a pior). São eles:
- Resistência ao rolamento: Aqui é classificada a energia que o pneu absorve durante sua rodagem. Quanto menos resistência, menor o consumo de combustível.
- Aderência em pista molhada: Neste ponto é especificada a aderência do pneu no ato de frear em pista molhada, o controle em curvas e estabilidade na direção em geral.
- Ruído externo: Na terceira e última classificação, é indicado em decibéis o ruído provocado pelo seu carro em funcionamento, visto que quanto maior o ruído, menor o desempenho.
Agora que já sabemos algumas especificações gerais dos pneus, vamos tratar dos diferentes tipos que estão disponíveis nos mercados e nas estradas.
- Pneus AT (All Terrain): Esses pneus são indicados tanto para terrenos mais regulares, quanto para os terrenos mais irregulares. Seus sulcos profundos e laterais mais reforçadas garantem um ótimo desempenho em diferentes tipos de solo. Resumidamente, são excelentes para qualquer tipo de terreno.
- Pneus HT (Highway Terrain): Seu desempenho é focado totalmente para andar no asfalto. Oferecem melhor conforto ao motorista, com poucos ruídos e melhor desempenho em pista molhada. Seus sulcos têm menor profundidade e sua lateral é menor. É o tipo de pneu mais vendido no mercado.
- Pneus MT (Mud Terrain): A terra e a lama são os solos perfeitos para esse tipo de pneu. No asfalto eles podem acabar ficando mais pesados e aumentar o consumo de combustível. Com estrutura mais reforçada e sulcos mais profundos, são mais comuns em pick-ups e veículos rurais.
- Pneus SUV (Sport Utility Vehicle): São pneus exclusivos para qualidade em asfaltos e rodovias. Voltados para o desempenho em alta velocidade, sua excelência em durabilidade e aderência é incontestável. Uma das qualidades mais evidentes é o baixo ruído que produzem. São considerados um dos tipos mais econômicos dentre os outros citados.
Agora que você já tem uma boa base sobre os diferentes pneus, suas especificações e características, que tal comprar o ideal para seu carro no melhor autocenter do Brasil?
Confira nossa loja e veja o melhor tipo de pneu para o seu carro.
Procure a Checkbox mais próxima de você!