Você sabe o que significam aquelas letras e número na lateral (ou costado) do pneu de seu carro? Neste texto iremos explicar de forma prática e rápida sobre a essas informações, sobre os diferentes tamanhos, e muito mais.
Primeiramente, vamos aprender a ler as medidas do pneu. Dessa forma, ficará muito mais fácil saber com qual pneu é ideal para o seu carro, e com certeza não sofrerá na próxima vez que precisar trocá-los.
Largura do pneu:
No primeiro espaço temos um número que representa a largura do pneu em milímetros. Suponhamos que este número seja 195, assim, temos a informação de que o pneu possui 19,5cm de largura;
Altura do pneu:
Denominado por duas casas numéricas, na segunda colocação temos a altura do pneu, também conhecido como perfil. O número 55 representado após um espaçamento ou com uma barra (/) em alguns casos, está informando que aquela peça possui 55% da largura do pneu;
Construção do pneu:
Representando a construção do pneu, encontramos a primeira letra da esquerda para a direita. Podendo ser um R ou D, a identificação informa que aquele pneu é radial ou diagonal;
Diâmetro do pneu:
Seguido da letra, temos mais um número. Também representado por duas casas numéricas, temos o diâmetro do aro ou da roda de seu veículo, em polegadas. Neste caso, 16 polegadas (ARO 16);
Índice de carga do pneu:
Na sequência, temos mais um espaço e outro numeral. Aqui é representado a capacidade do índice de carga de seu pneu. Isto é, quanto maior o número, mais carga ele estará apto para carregar. Consulte a tabela que indica até quantos kg seu pneu consegue suportar;
Índice de velocidade do pneu:
Por último, temos o índice de velocidade. Representado por uma letra, esse dado também deve ser consultado na tabela, representando até quantos quilômetros seu pneu consegue trabalhar. Lembrando que a informação não indica o desempenho em curvas.
Lembre-se também das informações disponíveis no manual do veículo ao trocar um pneu, evitando problemas e baixo desempenho do seu veículo. Outra informação de extrema importância, é que os dois últimos índices devem ser respeitados, nunca com índices inferiores aos indicados pelo seu fabricante, sendo passível de multas e danificações do automóvel.
Ciente dessas informações, você conseguirá comprar o pneu certo.
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